Santo António - Vamos para a festa?

13:19 Joana Santos 1 Comments



É verdade: não tenho dado atenção nenhuma ao blogue. Desde que cheguei a Portugal, a vida tem andado uma correria e, para ser sincera, o tempo e a paciência têm sido muito poucos. Mas falemos disso noutra publicação (prometo que vos actualizo sobre os últimos tempos!), porque hoje é dia de A Cultura Mora Aqui

Este mês, sendo ele um mês de festa por todo o país, falo-vos daquela que é uma das minhas épocas preferidas do ano: os Santos Populares. 

Se no Porto se festeja o São João, com muitas marteladas na cabeça daqueles que andam pelas ruas, em Lisboa, o rei é o Santo António. Mas de onde vem toda esta celebração em torno deste santo? Santo António foi baptizado Fernando de Bulhões, na cidade de Lisboa, em 1191. Cresceu no seio de uma família nobre, naquela que é hoje a Igreja de Santo António, bem no coração de Lisboa, bem no coração de todos os festejos em seu nome. Foi educado para ser um cavaleiro, mas a sua simplicidade e amor pela teologia levam-no até Coimbra onde, mais tarde, ingressa na Ordem Franciscana. Pregador, com vontade de espalhar a palavra de Cristo pelo mundo, tornou-se num dos mais importantes e populares santos da Igreja Católica, estando a sua imagem espalhada um pouco por todo o mundo. Em Portugal, é o santo principal da cidade de Lisboa e o santo secundário de todo o território nacional. 

Santo António faleceu a 13 de Junho. Como forma de homenagem, Lisboa, em seu nome, organizou, desde esse dia, cerimónias religiosas, como missas e procissões. Mais tarde, a estas celebrações católicas, juntaram-se as cerimónias oficiais da Câmara de Lisboa, com touradas, música e fogo de artíficio. Os bairros lisboetas também não quiseram ficar atrás e, por isso, criaram uma grande festa  popular para encher a cidade de cor. Tudo isto dura até hoje: durante o mês de Junho, Lisboa recorda a vida de um Santo, a história de uma cidade e a energia de um povo. 

E, como se acreditava que Santo António tinha o dom do casamento, à festa juntaram-se ainda as Noivas de Santo António. Por isso é que, em Junho, as famílias com poucos recursos económicos são ainda ajudadas a celebrar os seus casamentos. 

Mas e as marchas populares? E as sardinhas? E os manjericos? Tudo isto tem origem no paganismo, que se misturou, durante muito tempo, com os festejos cristãos. Através deles, os pagãos da cidade celebravam a vida da Primavera e a passagem pelo Solstício de Verão. 

Passe o tempo que passar, a verdade é que, com mais ou menos alterações à tradição, o Santo António continua a ser o ponto alto da vida da cidade de Lisboa. Na noite de 12 para 13 de Junho, Lisboa sai à rua para comer sardinhas e dançar nos arraiais durante toda a noite.

Nestes arraiais, a música popular é a rainha e novos e velhos misturam-se no baile. Se Alfama, a Bica e a Graça são as zonas mais famosas para estas celebrações, este ano, também o Cais do Sodré e Arroios quiseram estar no centro das atenções. No Largo do Corpo Santo, Ágata actua na noite de Santo António e Mónica Sintra no dia 16. Já na Alameda Afonso Henriques, há Quim Barreiros, no dia 22 e Toy, no dia 24. 

E nós, vamos para os "santos"?

Podem ver mais publicações escritas por mim para este projecto aqui

Lista de criadores:


E tu? Também gostavas de participar neste projecto? Se a resposta for positiva, então não esperes mais: envia já um e-mail para acma.cultura@gmail.com. 

Já sabes, não falaremos de moda nem acessórios, mas daremos banhos de cultura ao mundo dos blogues e bloggers. Ah, muito importante: se és Youtuber não te acanhes. Também tu podes participar neste projecto! 

Não se esqueçam de visitar a página do Facebook do projecto e ainda dar uma vista de olhos aos blogues participantes

You Might Also Like

1 comentário:

  1. Nunca estive em Lisboa por esta altura, mas não dispenso o São João, no Porto!

    ResponderEliminar